AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Publicações

Setembro

Terceira Carta Diretriz - Laudos de Avaliação
Por meio do lançamento da terceira Carta Diretriz, o IBGC adotou posicionamento sobre as melhores práticas no processo de elaboração de laudos de avaliação e apontou os responsáveis pela condução e monitoramento do processo, bem como a independência dos avaliadores. A escolha do tema deveu-se ao fato de os laudos de avaliação, numa série de transações societárias que vêm ocorrendo no mercado de capitais brasileiro nos últimos anos, terem sido considerados insuficientes para ajudar na promoção da equidade entre os acionistas das companhias. Lançado em evento especial em setembro, o documento contou com Luiz Spinola e Norma Parente, como redatores, e Renato Chaves, como coordenador da Comissão Gestora de Cartas Diretrizes, cujos integrantes e especialistas externos convidados também colaboraram na discussão e produção do conteúdo.

Outubro

Livro - Governança Corporativa em Empresas Familiares
Assunto central deste ano, a realidade das empresas de controle familiar foi também protagonista do livro lançado durante o 12º Congresso IBGC. Sob a coordenação dos professores Joaquim Rubens Fontes Filho e Ricardo Leal, o livro tem como missão organizar conhecimentos, experiências e propostas de especialistas sobre questões que podem contribuir para o desenvolvimento da Governança das empresas familiares. Seus 17 capítulos estão distribuídos em quatro partes, sendo tratados na primeira e na segunda, respectivamente, os aspectos gerais do tema e a sucessão, enquanto as duas partes finais trazem as experiências internacionais observadas na China, Colômbia, Itália e países nórdicos e a descrição de casos práticos sob óticas diferentes (gestão e investidor internacional).

Estudos de Casos - Casos de Empresas Familiares Não Listadas
Elaborado pelo Centro de Conhecimento do IBGC, o quarto volume da série de Estudo de Casos trata da experiência de implantação das boas práticas de Governança Corporativa em empresas familiares de médio porte não listadas em bolsa. O estudo busca entender as motivações, dificuldades, experiências e lições aprendidas durante todo o processo de desenvolvimento da Governança. Neste volume são agrupados relatos de empresas de São Paulo: Cerradinho, Mazzaferro e Sasazaki. Em destaque, o IBGC fez seu lançamento em café da manhã no 12º Congresso, contando com a participação e exposição de Luciano e Andrea Sanchez Fernandes (da Cerradinho), Cláudio Mazzaferro (da Mazzaferro) e Mauro Shibuya e Celi Sasazaki (da Sasazaki), além da superintendente-adjunto de Conhecimento do Instituto, Adriane de Almeida.

Dezembro

Caderno de Governança Corporativa - Guia de Orientação para Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração de Conselho de Administração e de Diretor-Presidente
O décimo documento da série Cadernos de Governança Corporativa apresenta recomendações de boas práticas em temas relevantes da gestão de pessoas sob a ótica do conselho de administração. Elaborado pela Comissão IBGC de Recursos Humanos, o caderno está divido em três grandes temas: Planejamento de Sucessão, Avaliação e Remuneração. Seguindo essa linha, o evento especial de lançamento do caderno contou com apresentação de Adriana Adler para discorrer sobre o primeiro tópico, Moacir Salzstein, sobre o segundo e Francisco Ramirez, a respeito do terceiro, ficando a cargo do coordenador da Comissão, Josmar Bignotto, a apresentação geral e de Henri Vahdat a contextualização sobre o alinhamento do material. Para aprofundar a discussão e trazer um panorama internacional sobre o tema, o evento contou ainda com a participação do especialista e autor de livros como Reinventando a Governança Corporativa e Liderança na Era da Turbulência Econômica, Ram Charan (leia a seguir).

Palestra Internacional Apresentação Especial de Ram Charan
O evento de lançamento do Caderno contou com palestra de Ram Charan, profissional com 35 anos de trabalho nos bastidores de empresas como a GE, KLM, Bank of America, DuPont, Novartis e 3M e atuando atualmente também como conselheiro de administração da Austin Industries, Tayco Electronics e Emaar MGF. Dentre os temas abordados, Charan destacou a importância de as empresas investirem em pessoas para um desempenho de curto a longo prazo. Evidenciou a necessidade de se encontrar uma forma mais eficaz de o diretor-presidente passar as informações para o conselho de administração, sugerindo incluir todas as informações em uma única página. Charan falou ainda sobre sucessão ("Dediquem um tempo para cuidar da sucessão. Este deve ser um dos itens de discussão todos os anos.") e avaliação de conselhos ("Os conselhos também precisam ser atualizados.").