AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Palestras

Anualmente, o IBGC define sua agenda temática a fim de balizar a escolha e o desenvolvimento de suas palestras mensais, culminando com o fechamento do tema no Congresso Anual. Em 2011, o fio condutor foi Empresas de controle familiar - Desafios e oportunidades (veja tabela abaixo com temas que nortearam as discussões nos anos anteriores).

  • 2011: Empresas de Controle Familiar - Desafios e Oportunidades
  • 2010: Internacionalização e Convergência das Práticas de Governança e Mudanças Regulatórias
  • 2009: Governança em Tempos de Crise: Repensando o Papel dos Conselhos
  • 2008: Propriedade em Evolução - Novas Formas de Controle Societário
  • 2007: Sustentabilidade e Governança: Estratégia para a Perenidade das Organizações
  • 2006: Governança Aplicada: a Eficácia do Conselho de Administração
  • 2005: Governança Corporativa sob todos os Ângulos
  • 2004: Aplicando o Modelo Brasileiro de Governança Corporativa.

Fevereiro

Lançamento: Pesquisa de Remuneração dos Administradores
Apoiada na oportunidade gerada pela Instrução Normativa 480 da CVM, que entrou em vigor em 2010, a pesquisa buscou lançar luz sobre os mais variados aspectos da divulgação dos valores recebidos por conselheiros de administração, diretores estatutários e conselheiros fiscais de 171 companhias listadas na BM&FBovespa. Em evento de lançamento, representantes do mercado debateram o conteúdo da pesquisa, concluída no final de 2010, e as controvérsias geradas com o item 13 do Formulário de Referência, que dispõe sobre a divulgação de política de remuneração e os valores despendidos pela empresa a seus administradores. Palestraram Adriane de Almeida (IBGC), Edson Garcia (Amec), Felipe Rebeli (Towers Watson) e Marcos Chouin Varejão (Ibef/Nacional e Ibef/Rio).

Governança no Grupo Abril
O convívio das duas gerações no comando da empresa, os desafios em adotar boas práticas de Governança Corporativa e os diferentes momentos atravessados pela organização desde a década de 1990 foram expostos pelo presidente do Conselho de Administração e diretor-editorial do Grupo Abril, Roberto Civita. Dentre os desafios apontados destacamse a entrada de sócios e a formação e funcionamento do Conselho de Administração.

Março

Os Conceitos e Esforços da BM&FBovespa para Estimular a Listagem de Empresas de Menor Porte
O diretor-executivo de Desenvolvimento e Fomento de Negócios da BM&FBovespa, José Antonio Gragnani, falou sobre as vantagens do Bovespa Mais e expôs algumas das iniciativas adotadas para incentivar empresas a buscarem o mercado de capitais gradativamente. Foram apresentadas ainda a motivação para retomada da iniciativa e as especificidades do segmento: dirigidas para ofertas menores - de R$ 100 a R$ 150 milhões -, com possibilidade de listagem sem oferta e um custo gradual da listagem.

Maio

O Processo de Governança no Grupo Minerva até o IPO
De controle familiar, o Grupo Minerva optou por moldar-se internamente para fazer frente às novas necessidades, adotando aos poucos práticas de Governança, que culminaram com a opção pelo IPO (oferta inicial de ações) em 2007 no Novo Mercado. Estas informações e a forma como isso aconteceu foram reveladas durante evento pelo diretor-executivo da empresa e um dos membros da segunda geração do grupo, Fernando Galletti de Queiroz.

Junho

A Evolução da Governança Corporativa nas Organizações Globo
No final do primeiro semestre, foi a vez de outra empresa de mídia ter sua história e desafios enfrentados no processo de adoção de práticas de Governança Corporativa apresentados. Ao traçar os ciclos das Organizações Globo, de sua fundação à chegada da terceira geração, o diretor de Gestão Corporativa, Jorge Luiz Nobrega, informou sobre o processo sucessório, revisão do modelo de gestão, formulação do acordo de acionistas e estruturação dos conselhos de Administração e de Família.

Julho

Governança Corporativa nos Clubes de Futebol - O Pontapé Inicial
Pela primeira vez, o IBGC trouxe ao debate as dificuldades de clubes de futebol na tentativa de adotar práticas de Governança. Para apresentar suas experiências e a realidade do Santos e do Fluminense, falaram, respectivamente, seu conselheiro e assessor da Presidência, Álvaro de Souza, e seu diretor-geral, Jackson Vasconcelos. Por sua vez, as ponderações sobre o mercado de futebol brasileiro e a importância de se profissionalizar a gestão ficaram a cargo do expresidente- executivo do Internacional, Aod Cunha.

Agosto

Experiências de Governança em Empresas de Controle Familiar
A completar 100 anos, a Iochpe-Maxion teve suas principais etapas relatadas pelo seu presidente, Dan Ioschpe, à frente da empresa desde 1998: venda de participação no mercado de capitais, adesão aos níveis diferenciados da BM&FBovespa - primeiro Nível 1, depois NM - e fim do acordo com o BNDES, previsto para 2013. Ioschpe abordou ainda temas como conselhos de administração e de família, acionistas e acordo de acionistas.

Setembro

Sucessão Familiar - Desafios, Problemas, Sucessos e Insucessos
Em linha com a agenda temática do IBGC, a última palestra do ano trouxe a realidade de outro grupo familiar, narrada pelo herdeiro e presidente do Conselho de Administração do Grupo Vonpar, Ricardo Vontobel. Em seu relato, foram destacadas as mudanças-chave de atuação da organização, o aprofundamento de seus valores e os aprendizados com a entrada de sócios, com a formação de um conselho de administração e a profissionalização da gestão.