AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Parâmetros para o Relatório

Perfil
Desde sua fundação em 1995, o IBGC elabora relatórios anuais, cujas publicações acontecem no mês de março, sendo o último em 2011. Na mesma linha dos quatro anos anteriores, a versão completa deste relatório será publicada em PDF e hotsite, já a resumida, em Sumário Executivo impresso. Dúvidas e sugestões ao conteúdo relatado neste documento podem ser direcionadas ao e-mail mairasardao@ibgc.org.br.

Escopo e limite
O IBGC manteve neste relatório as diretrizes introduzidas em 2008, seguindo proposta do Relatório de Sustentabilidade da Global Reporting Initiative (GRI) - Nível C de aplicação - ao integrar os desempenhos econômico e social num mesmo relatório.

Foram coletadas informações das reuniões dos comitês e comissões, por meio das atas ou solicitações geradas, para serem definidos os temas que pudessem "influenciar de forma substancial as avaliações e decisões" dos públicos de relacionamento. Cada departamento do Instituto contribui também com informações, que, depois de adotada uma linguagem comum, passam por validação das áreas envolvidas, seguida das superintendências-adjuntas e geral e, por fim, do Conselho de Administração do IBGC.

A relevância dos temas aqui tratados considera o seu grau de impacto na decisão desses agentes, principalmente dos que utilizarão o relatório e a disponibilidade de dados para a publicação, assim como os aspectos externos e internos na intenção de contextualizar as informações prestadas ao longo do documento. O conjunto deve ser suficiente para que os públicos de relacionamento possam acompanhar e avaliar as ações da gestão e do Conselho de Administração do Instituto.

A prioridade dos temas foi estabelecida de modo a informar sobre as realizações e desafios enfrentados pelo IBGC em 2011, o que inclui fazer um panorama dos cursos, palestras, fóruns de debates e acadêmicos, congresso, publicações, pesquisas, entre outras ações, além dos quadros financeiro e de associados.

Neste quarto ano de relatório com indicadores GRI foram mantidos como públicos prioritários os associados e funcionários do IBGC, ainda ciente da importância de ampliar esse quadro para os já identificados agentes de relacionamento, cujas ações influenciam ou são influenciadas pelo Instituto. São eles: academia, fornecedores, órgãos governamentais e reguladores, imprensa, agentes de mercado, empresas de auditorias e instituições sem-fins lucrativos.

Este relatório está consoante com as diretrizes da GRI e atento aos parâmetros de relatório propostos pela Associação Brasileira das Companhias Abertas (Abrasca), cuja premiação elegeu novamente o Relatório do IBGC como o vencedor da categoria Organizações Não Empresariais. Foram vencedores os relatórios de 2009 e 2010, até então o IBGC havia obtido a segunda colocação nos anos de 2007 e 2008.