Pesquisas e Conhecimento
Revisão e Análise das Respostas do ISE
O IBGC, como nos anos anteriores, contribuiu com a FGV para revisar o questionário do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da BM&FBovespa, além de analisar as respostas da dimensão Governança Corporativa enviadas pelas empresas participantes. O questionário foi ampliado e adaptado às novas demandas de Governança Corporativa. A análise de respostas teve a intenção de validar o retorno dado pelas empresas.
Report on the Observance of Standards and Codes (Rosc)
O IBGC foi escolhido pelo Banco Mundial para auxiliar na atualização do Rosc, que avalia o arcabouço da Governança Corporativa no Brasil, abrangendo o papel e o funcionamento de diversos agentes, como investidores, reguladores, bolsa de valores, Banco Central, custodiantes e o próprio Instituto, além da regulação e regulamentação existentes. A primeira etapa consistiu no preenchimento de um questionário, com mais de 650 perguntas, para avaliar o arcabouço de Governança (leis, regulação, autorregulação, entidades e seu funcionamento, etc.) e sua efetiva aplicação. A segunda etapa consistiu no agendamento de aproximadamente 15 entrevistas de uma delegação do Banco com entidades e agentes da Governança, para auferir resultados práticos das regras analisadas. O processo de análise segue em curso e o relatório final será produzido pelo Banco.
Relatório Mulheres na Administração
Atualizando o levantamento realizado em 2009 e com ampliação do escopo e das informações divulgadas, o IBGC publicou em setembro de 2011 o Relatório de Mulheres na Administração das Empresas Brasileiras Listadas. A pesquisa trouxe dados sobre a presença feminina em conselhos de administração, diretorias estatutárias e conselhos fiscais e baseouse em informações prestadas pelas empresas listadas nos Formulários de Referência compiladas pela BM&FBovespa. Os associados ao IBGC que compareceram ao Fórum de Debates sobre o tema, realizado em agosto, tiveram a oportunidade de opinar no relatório em audiência restrita na época.
Documento sobre Transações com Partes Relacionadas (Roundtable)
O IBGC, mais uma vez contribuindo ativamente na Mesa-Redonda Latino-Americana de Governança Corporativa, participou, por meio de seu Centro de Conhecimento e da assessoria da Comissão Jurídica, da coleta de dados e revisão de textos referentes às práticas de seleção, nomeação e eleição de conselhos de administração e também sobre como são administradas transações com partes relacionadas no Brasil. Os dados brasileiros, em conjunto com os dos outros países participantes, compuseram um relatório discutido durante o evento e segue em progresso para melhorias e posterior publicação definitiva.
Destaques de Governança para o GCGF
Institutos de Governança Corporativa da América Latina (IGCLA), com o suporte do GCGF, coordenou no início de 2011 uma publicação sobre os avanços e retrocessos de Governança ocorridos na região ao longo de 2010. O Centro de Conhecimento do IBGC foi responsável pelo levantamento dessas informações sobre o Brasil. Uma versão em espanhol (impressa e eletrônica) desse documento foi publicada pelo GCGC em outubro: http://www.gcgf.org/ifcext/cgf.nsf/AttachmentsByTitle/Gobierno+Corporativo+en+Latinoamerica+2010-2011/$FILE/IGCLA.pdf. |