AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Fóruns Acadêmicos

Abril

Impactos do Início da Harmonização Contábil Internacional (Lei 11.638/07) nos Resultados das Empresas Abertas
A professora da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da FGV, Edilene Santana Santos, e Laura Calixto, também da FGV/EAESP, analisaram os resultados da primeira fase do processo de convergência da contabilidade brasileira ao padrão da IFRS. A pesquisa buscou verificar quais as mudanças ocorridas e demonstrar o lucro e o patrimônio líquido de 34 empresas que apresentaram nas Notas Explicativas tabela de reconciliação dos anos de 2007 e 2008. Dentre os resultados destacaram-se pouca transparência e aumento de lucro inicial. Coube ao coordenador dos Fóruns Acadêmicos, Edy Kogut, a mediação deste evento e dos realizados nos meses posteriores.

Junho

Institucionalismo Organizacional e Governança Corporativa
O vencedor do Prêmio IBGC-Itaú Academia 2010 (veja Eventos Especiais), Luciano Rossoni, apresentou neste fórum outro artigo, cuja proposta foi delinear como o institucionalismo organizacional pode contribuir para o entendimento do fenômeno da Governança Corporativa no Brasil e ao redor do mundo. Segundo o autor, "destaque especial é dado ao caráter legitimador que essas práticas possuem, tal como a sua influência sobre o desempenho das empresas de capital aberto".

Setembro

Earnings Management: Listagem em Segmentos Especiais de Governança Corporativa e a Auditoria Minimizam o Gerenciamento de Resultados por Escolhas Contábeis e por Decisões Operacionais? Evidências do Brasil
O autor Antonio Lopo Martinez discutiu os resultados de seu artigo, cuja proposta foi examinar como a listagem em segmentos especiais de Governança Corporativa, tipo de auditoria e parecer dos auditores estão associados com a propensão ao gerenciamento de resultados por escolhas contábeis e decisões operacionais. De acordo com Martinez, "as evidências obtidas para empresas brasileiras sugerem que a listagem em segmentos especiais e a auditoria por empresa que faz parte do Grupo das 'Big4' reduzem o gerenciamento de resultados por escolhas contábeis, entretanto esses mesmos fatores não minimizam o gerenciamento por decisões operacionais".

Novembro

Estrutura de Governança, Desempenho Econômico-Financeiro e Remuneração de Executivos de Companhias Brasileiras
No último Fórum Acadêmico do ano, foi discutido artigo, de autoria de Wendel Alex Castro Silva e de Marcos Antônio de Camargos, que identificou e analisou os fatores determinantes da remuneração dos executivos de companhias brasileiras de capital aberto emissoras de ADRs. De acordo com seus autores, verificou-se uma "relação significante estatisticamente" entre a remuneração dos executivos e o desempenho das companhias. "Tal conclusão confirma o que foi predito pela teoria da agência." Também foram observados os pacotes de compensação e atuação dos conselhos de administração.