AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Programa de Desenvolvimento e Educação

Cursos

Ampliação Geográfica e Setorial
Fórum privilegiado para o aprendizado e compartilhamento de experiências na busca por melhores práticas de Governança Corporativa, os cursos do IBGC atraíram duas vezes mais alunos neste exercício. De um total de 3.466, 1.153 participaram dos cursos abertos e 2.313 dos in company, somando quase 10 mil alunos desde 1998 - ano do primeiro curso de formação.

Juntas, as duas modalidades de cursos oferecidas - aberto e fechado (in company) - apresentaram crescimento de 58,2% no número de pessoas atendidas comparado a 2010. O destaque ficou para os cursos in company, com um crescimento de 155% em relação à quantidade realizada no ano anterior. No entanto, se comparada sua carga horária total, houve crescimento de 12%, de 434 horas/aula, em 2010, para 489, neste ano, o que demonstra uma redução na quantidade de horas dos programas oferecidos em oposição a uma ampliação e diversificação da demanda.

O Instituto identificou acentuado aumento de solicitações por setores antes não atendidos, como o das cooperativas, ampliando a cobertura de atuação do IBGC como descrito no Planejamento Estratégico do Instituto (ler mais aqui). Somente para cooperativas, foram desenvolvidos 20 cursos distribuídos entre 9 diferentes organizações.

Por sua vez, dos 25 cursos abertos de média duração* realizados e dos 15 de Educação Continuada (curta duração), 28 ocorreram em São Paulo, 3 no Capítulo Rio e 3 no Sul, 2 no Capítulo MG e 2 no Paraná e 1 no Distrito Federal, em Brasília. Em seu segundo ano, o programa de ensino a distância do IBGC atingiu profissionais de todas as regiões do País, principalmente Sudeste (56,7%) e Centro-Oeste (21,4%), apresentando 187 alunos inscritos, com percentual de conclusão de 39,5% até dezembro de 2011.

* Neste ano, em detrimento ao termo 'longa duração' adotado no Relatório de 2010, o IBGC optou pela terminologia 'média duração' para seus cursos abertos, uma vez que apresentam carga horária reduzida se comparada a de cursos de especialização e/ou graduação.

Abrangência de Temas
O IBGC oferece cursos abertos de média duração em Governança Corporativa:

  • Curso para Conselheiros de Administração
  • Curso Avançado para Conselheiros de Administração
  • Governança Corporativa em Empresas Familiares
  • As Melhores Práticas de Governança Corporativa
  • Conselho Fiscal - Teoria e Prática
  • Board Case (vivência de papéis no conselho de administração)
  • Governança Corporativa em Saúde
  • Governança para Fundações e Institutos Empresariais.

Os cursos de curta duração, conhecidos como Educação Continuada em Governança Corporativa, oferecem diversidade de temas, ampliados e revisados em 2011 (veja tabela abaixo). Neste ano, também foi fortalecido o programa de formação a distância, com a parceria realizada com o Instituto de Ensino e Pesquisa em Administração (Inepad - veja em Novidades).

Mês Cursos de Educação Continuada
Março Instrumentos Financeiros e Derivativos
Abril Código de Conduta
Secretaria e Governança Corporativa
Maio Implantação das Melhores Práticas Empresas Familiares
Comitê de Auditoria - Empresas Não Financeiras
Junho Gestão de Riscos Corporativos
Tributos: visão estratégica sob a ótica do Conselho
Agosto Implantação das Melhores Práticas em GC
Setembro Sustentabilidade e Governança Corporativa
Desafios da Aplicação das Novas Práticas Contábeis
Outubro Fusões e Aquisições
Secretaria e Governança Corporativa
Novembro Gestão de Riscos Corporativos
Dezembro Planejamento Estratégico

Integram também o programa de capacitação os cursos fechados, adequados às necessidades específicas de cada organização interessada, podendo ser realizados em todo o território nacional. Em 2011, foram atendidos diversos setores da economia brasileira, entre pequenas, médias e grandes empresas, incluindo as familiares, estatais e multinacionais, de capital aberto e fechado. O diferencial esteve na formação de conselheiros de administração e fiscais de cooperativas. Nas três edições do curso para Conselheiros de Cooperativas foram capacitados 86 profissionais de conselho e na única edição do curso para Conselheiros Fiscais, 20. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo do Mato Grosso (Sescoop- MT), o IBGC também realizou diversas palestras em cidades do Estado, atingindo 253 cooperados.

Os cursos do Instituto, em quase sua totalidade, estão credenciados no Programa de Educação Continuada do Conselho Regional de Contabilidade (CRC) e também conferem créditos para o Programa de Certificação para Conselheiros de Administração e Fiscais do IBGC.

Treinamento Compartilhado
As parcerias com organizações para a promoção de cursos em Governança manteve-se em 2011, assim como treinamentos para aperfeiçoar o quadro de professores do Instituto.

Foram dois os treinamentos de instrutores do IBGC. O primeiro, realizado em março e nomeado Skills Enhancement Program, promoveu o treinamento de 30 professores dentre os mais atuantes e interessados em se aperfeiçoar no uso das técnicas do Training of Trainers (cursos promovidos em 2009 e 2010). Ministrado em São Paulo por Mary Jo Larson, PhD em Adult Learning e consultora internacional de FlexAbility International, e a partir da solicitação e apoio do Global Corporate Governance Forum, o programa consistiu na apresentação de ferramentas atualizadas de ensino a adultos. Com oito horas de duração, o segundo treinamento de instrutores ocorreu em novembro para 21 pessoas e foi ministrado pelo instrutor credenciado pelo GCGF para treinamento de professores de Governança e conselheiro do IBGC, Leonardo Viegas.

No quesito parcerias, o IBGC trilhou caminhos complementares. Nova ação foi realizada com a Stanford Rock Center for Corporate Governance, iniciativa da Stanford Law School e da Graduate School of Business at Stanford. Nomeado Director's College Brazil, foi realizado em setembro este curso avançado para conselheiros de administração com 39 participantes.

Novidades
As novidades em capacitação do IBGC ficaram por conta da introdução de dois temas à grade dos cursos de curta duração (Educação Continuada). Em 2011, foram lançados Instrumentos Financeiros e Derivativos e Implantação de Governança Corporativa em Empresas Familiares.

O primeiro buscou equiparar os conhecimentos dos participantes sobre Instrumentos Financeiros e Derivativos em relação às novas formas de reconhecimento, mensuração e divulgação dessas operações, além de propor um aprofundamento aos conceitos de derivativos. Já o segundo se propôs a discutir as principais etapas de como criar estruturas para delimitar o papel dos agentes da Governança Familiar e apresentar a importância e a necessidade da implantação do Sistema de Governança Corporativa (SGC).

Por sua vez, foram mantidos os vínculos dos anos anteriores, a exemplo da quarta edição do curso de Governança para Fundações e Institutos Empresariais com o Gife, cujo lançamento ocorreu em 2008, e dos cursos com a BM&FBovespa - duas edições do Aperfeiçoamento em Governança Corporativa e uma do Transição de Sócios de Empresas Familiares.

MBA em Governança Corporativa
O IBGC possui duas parcerias para curso de especialização. O MBA em Governança Corporativa, realizado com a Fipecafi, teve a conclusão de seus primeiros 14 alunos em 2011. Porém, não houve nova turma iniciando em 2011, sendo o programa reformulado para 2012.

Por sua vez, a parceria com a PUC-RS teve a primeira edição do curso de especialização "Governança Corporativa e Gestão de Riscos". A primeira turma iniciou-se em 2011, tendo sido ministradas as seguintes disciplinas: Auditoria, Gestão de Riscos, Contabilidade Empresarial, Mercado de Capitais, Gestão Estratégica, Planejamento Sucessório, Análise das Demonstrações Contábeis e Normas Internacionais de Contabilidade IFRS.