AGRADECIMENTOS|CRÉDITOS|VERSÃO PARA IMPRESSÃO|CONTATO

Estrutura Organizacional

 

Aprovado o planejamento estratégico 2012- 2016, o IBGC passou a adotar nova estrutura organizacional neste ano. Parte das atribuições da Superintendência-Geral deu origem à nova área, nomeada Superintendência-Adjunta de Operações, com a contratação de novo funcionário. Por sua vez, a coordenação de Conhecimento do IBGC foi elevada à também Superintendência, esta Adjunta de Conhecimento. Foram criadas ainda três novas gerências: Capacitação, Pesquisa e Relacionamento.

Equipe IBGC
Pelo terceiro ano, o Instituto adotou sistema de metas e incentivos para a parcela variável da remuneração, com indicadores globais, de gerência e individual adaptados à realidade de cada setor: Administrativo, Centro de Conhecimento, Certificação, Financeiro, Projetos Especiais e Superintendência.

O processo de reestruturação interna continuou neste ano, marcado pela contratação de cinco novos colaboradores. Ao final do ano, o IBGC congregou 30 funcionários, todos em regime CLT e a maioria com jornada de 40 horas semanais - com exceção de um, cuja jornada é de 20 horas. Os Capítulos Paraná e Sul mantiveram a quantidade de funcionários dos anos anteriores, um em cada, e para atender à demanda do Capítulo Rio foi contratada nova funcionária por meio período, totalizando assim 10% da equipe do IBGC trabalhando fora da sede, localizada na capital paulista.

Neste ano, houve nova redução na taxa de rotatividade, de 7,8% para os atuais 3,4%, com o desligamento, por demissão, de uma funcionária com menos de 30 anos.

O IBGC oferece aos seus funcionários de tempo integral assistência médica, ticket refeição e seguro de vida, além dos benefícios garantidos por lei, como ajuda de custo no transporte. Por sua vez, à funcionária de meio período são garantidos seguro saúde e seguro de vida.

A remuneração-base adotada pelo IBGC está acima em quase 80% do piso estabelecido pela categoria aplicável ao Instituto: Sindicato dos Empregados de Agentes Autônomos do Comércio e em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas e de Empresas de Serviços Contábeis no Estado de São Paulo (www.eaa.org.br) - de R$ 748 mensais, não havendo nenhum funcionário remunerado com base nas regras do Salário Mínimo vigente.

Treinamento
No intuito de promover o desenvolvimento de seu quadro de funcionários, o IBGC oferece apoio financeiro para capacitação ou formação externa, além dos cursos desenvolvidos pelo Centro de Conhecimento, que podem ser frequentados pelos funcionários (veja quadro abaixo). No plano pós-carreira, o Instituto não apresenta plano de aposentadoria compulsória, tendo em seu quadro um funcionário aposentado.

Os valores informados referem-se ao treinamento em Governança Corporativa e assuntos correlatos fornecido pelo IBGC aos funcionários, os quais contabilizam os próprios cursos que o Instituto desenvolve aos associados e não associados, e também palestras nacionais e internacionais que contaram com a presença de colaboradores para efeito de aperfeiçoamento profissional.

Os casos de licença remunerada para estudos e de pagamento parcial ou integral de capacitação, como, por exemplo, mestrado e graduação, integraram a contagem de horas pelo terceiro ano consecutivo. Como resultado, o total de horas dispensadas pelos colaboradores para treinamento em 2011 atingiu 5.544.

Média de horas de treinamento por ano, por empregado,
discriminadas por categoria funcional:
Categoria Funcional Quantidade de Colaboradores Carga Horária - Estudos
  2009 2010 2011 2009 2010 2011
Superintendência * 1 1 3 87 114 150
Gerência 4 5 4 264 476 614
Administrativo ** 10 10 15 1.374 1.444 4.356
Centro de Conhecimento e Comunicação 7 9 8 592,5 508 424
* Somente os cargos de superintendes-adjuntos de Operações e de Conhecimento foram preenchidos neste ano, as demais novas colocações previstas na estrutura começarão a vigorar em 2012.
** Incluído funcionário da área de Manutenção a partir de 2011.