Representatividade Internacional
Sob a perspectiva da Governança vivenciada e debatida internacionalmente, o IBGC participou, representado por seus associados e colaboradores, de eventos promovidos por organizações comprometidas com a disseminação das boas práticas. O Instituto fez-se representar na edição do Yale Governance Forum - Governance Fit for the Long Term, em junho, organizado pelo Millstein Center for Corporate Governance and Performance; no encontro com institutos na Finlândia e em Portugal para apresentar A história e o Papel do IBGC no Desenvolvimento da Governança no Brasil; na Conferência Anual da ICGN, em Paris; em evento em Lima sobre Governança e Financiamento por meio de Private Equity; na reunião do Global Director Development Circle, em Washington, em outubro; e, no mês seguinte, na Mesa- Redonda Latino-Americana de Governança Corporativa, em Lima, além das atividades citadas a seguir.
Fevereiro
Institutos de Governança Corporativa da AméricaLatina (IGCLA)
As entidades participantes do grupo IGCLA reuniramse em fevereiro, em Bogotá, para discutir os avanços da Governança na região e formalizar a condução de seus trabalhos. Principais temas discutidos: estatuto e website da IGCLA; projeto OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) - GCGF (Fórum Global de Governança Corporativa) - IGCLA sobre Achieving Effective Boards; publicação "Avanços em Governança Corporativa em 2010/2011", a ser efetuada pelos institutos; pesquisa sobre conselhos de administração; e o futuro do IGCLA. Além da presença de representantes do IBGC e da Confecámaras colombiana, o quarto encontro contou com institutos da Argentina, Chile, Costa Rica, Equador, El Salvador, México, Peru, Panamá e Bolívia.
Maio
Jornada Técnica
O IBGC, com a orientação de sua Comissão Internacional, em 2011, realizou nova edição da Jornada Técnica. Desta vez, os 43 associados ao IBGC, mais os 2 primeiros colocados do Prêmio IBGC Itaú - Academia e Imprensa, tiveram como destino Estocolmo e Helsinque, entre os dias 23 e 31 de maio. A iniciativa teve o objetivo de oferecer aos 'jornadeiros' a oportunidade de conhecerem de perto o modelo nórdico de governança corporativa, caracterizado por grandes empresas de classe mundial e controle familiar. Dentre as ações, destacam-se o encontro com a rainha da Suécia e representantes do primeiroministro da Finlândia e palestras com profissionais do Grupo Axel Johnson, do Conselho da Academia de Governança Corporativa da Suécia, do Conselho de Governança Corporativa do Governo da Suécia, da Agência Nacional de Educação, da SKF e do Global Advice Network. O grupo esteve ainda na Câmara de Comércio de Estocolmo, na Nasdaq-OMX e em visita às empresas SAAB, Stora Enso, Nokia e Pöyry. O fruto dos debates e o conhecimento trocado durante a JT foram apresentados em evento especial (leia mais aqui).
Seminário de Governança Brasil - Finlândia
Durante as atividades da terceira Jornada Técnica, em 30 de maio foi realizado em Helsinque o Brazilian – Finnish Governance Seminar, organizado pela Hallitusammattilaise (Finnish Association of Professional Board Members) e pelo IBGC, coordenado respectivamente por Olli Virtanen e Leonardo Viegas, com participação de Tomas Lindholm (Chairman, Hallitusammattilaise), Viegas, Heloisa Bedicks, Sandra Guerra e Carlos Eduardo Lessa Brandão (IBGC), Raija-Leena Hankonen (CEO, KPMG Finland), Arto Honkaniemi (Governo da Finlândia), Tom Palberg (Founding Chairman, Hallitusammattilaise) e Stig Gustavson (Chairman, Konecranes).
Junho
Simpósio Internacional de Governança Corporativa
Com a intenção de sensibilizar o público presente sobre a importância das boas práticas de Governança Corporativa, o 4º Simpósio Internacional de Governança Corporativa ocorreu no Equador e foi organizado pela Universidad Católica de Santiago de Guayaquil (UCSG), Duale Hochschule Latinoamérica, Cámara de Industrias y Comercio Ecuatoriana-Alemaña e Cámara de Industrias y Comercio Colombo-Alemaña. As contribuições do IBGC fizeram-se presente no painel Avanços da Governança Corporativa na América Latina - Painel de Especialistas em Institutos de GC na Região, que contou com a participação de painelistas do país-sede, da Colômbia e do México.
Desenvolvimento do Instituto do Equador
Dentro da parceria assinada com o GCGF, em que o IBGC atua como incubador de projetos para América Latina e contribui para o desenvolvimento da Governança Corporativa na região, o Instituto propôsse a cooperar com a formação do Instituto Equatoriano de Governança Corporativa. Diante de solicitação da Bolsa de Valores de Quito, principal promotora do instituto em formação, o IBGC enviou um executivo para que avaliasse o mercado equatoriano e fizesse recomendações sobre os principais produtos que o instituto local deve oferecer em seu início. Está prevista visita de profissionais envolvidos com a formação do instituto à sede do IBGC no primeiro trimestre de 2012.
Benchmarking com Universidade de Toronto Em maior, o IBGC recebeu a visita de representantes da Rotman School of Management da Universidade do Canadá. O encontro teve como objetivo apresentar as principais atividades e o funcionamento do Instituto.
Reunião dos Centros de Excelência em Governança Corporativa
O IBGC participou da primeira reunião dos Centros de Excelência, realizada na sede do Banco Mundial, em Washington DC, pelo GCGF. Além do Brasil, os outros três centros nomeados pelo Fórum são os institutos de Governança da Indonésia, do Marrocos e do Egito. Esta primeira reunião contou também com representantes da Argentina, Bangladesh, Colômbia, França, Ilhas Mauricius, México, Nigéria, Paquistão, Filipinas, Senegal, Eslovênia, África do Sul, Turquia, Macedônia, Vietnam e Uganda. Fazer com que os líderes dos centros se conhecessem e refletissem sobre os benefícios e implicações de se tornar um Centro de Excelência, assim como promover a troca de experiência e de lições aprendidas pelos institutos foram alguns dos objetivos da reunião.
Outubro
NACD Board Leadership Conference 2011
A conferência anual da norte-americana National Association of Corporate Directors (NACD) evidenciou o aumento da preocupação e expectativa pelo desempenho dos conselheiros de administração e a maior complexidade do ambiente regulatório atual nos últimos 15 anos. Dentre os assuntos discutidos durante os dois dias de conferência, destacam-se Say on Pay (SoP) e seus Impactos; Remuneração de Executivos; Conselhos com Perspectiva Global; Sucessão e Responsabilidade dos Administradores; Riscos; Atuação do "Lead Director" (uma figura norte-americana que representa o líder dos conselheiros externos); Atuação Diligente dos Conselheiros e da Public Company Accounting Oversight Board (PCAOB) (leia mais aqui). |